Quantcast
Channel: Blog de Cinema » Heavenly creatures
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

VILA DAS ARTES – NÁUSEA TOTAL encerra mostra dedicada ao trash na Vila das Artes

$
0
0

Primeiro filme da cultuada fase trash de Peter Jackson será exibido nessa sexta-feira na Vila das Artes. Este é o último filme da mostra dedicada ao cinema trash, que foi apresentada pelo cineclube 24 Quadros durante o mês de julho

Os infames alienígenas de Bad Taste (1983). Podrices à la Peter Jackson

NÁUSEA TOTAL (1983): podrices extraterrestres à la Peter Jackson

Poucos diretores de cinema merecem tanto esta distinção quanto Peter Jackson. Para quem o conhece apenas da fase consagrada da trilogia de O Senhor dos Anéis (The lord of rings, NZL, 2001) esta frase pode até soar bajulatória, mas, para quem está ciente do “passado” cinematográfico do neozelandês, ela fará todo o sentido. Tal como gênios do porte de Stanley Kubrick (1936-1999), Peter consegue transitar por todos os gêneros, com grande desenvoltura e talento. Prova disso é a excelência de filmes como o drama Almas gêmeas (Heavenly creatures, Nova Zelândia, 1995), trabalho que revelou Kate Winslet e foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original, passando pela trilogia de O Senhor dos Anéis e mesmo pelo… trash. Sim, o respeitado diretor de Hobbit: uma jornada inesperada (Hobbit: an unexpected journey, EUA/NZL, 2012) iniciou a carreira como mais um entre tantos realizadores que, sem muita grana, mas com talento de sobra, conseguiu tirar leite de pedra, realizando um ótimo filme ruim.

O que fazer com um orçamento mínimo – apenas U$$ 26 mil – tempo escasso (somente finais de semana), elenco amador, roteiro improvisado e uma câmera de 16 mm que nem tinha saída de microfone? Matar o público de rir. Eis a premissa de Náusea total (Bad taste, NZL, 1983), primeiro longa de Jackson, que encerrará a mostra dedicada aos trash movies, realizada pelo cineclube 24 Quadros durante o mês de julho, e que iniciou sua cultuada fase trash, que conta com outras pérolas como Meet the Feebles (NZL, 1989) e Fome animal (Braindead, NZL, 1992).

Como todo trash que se preze, Náusea Total conta com um roteiro sem pé nem cabeça: a excêntrica equipe do A.I.D.S (sic) (Alien Investigation and Defense Service) é convocada para investigar um massacre promovido contra os habitantes de uma cidadezinha por parte de alienígenas. Estes foram incubidos da missão de levar carne humana para o restaurante intergaláctico Deliciosas Mordidas, a fim de reconduzir o estabelecimento ao topo da sua categoria, já que, momentaneamente, o Frituras Lunáticas, seu principal concorrente, ocupa o primeiro lugar no ranking dos restaurantes espaciais. Cabe aos bravos Robert (Peter Jackson), Ozzy (Terry Potter) e Frank (Mike Minett) espantar os invasores alienígenas, que, para piorar, têm a capacidade de se disfarçar de seres humanos.

É escusado dizer que o filme conta com um festival de podrices, que vão da precariedade das fantasias dos alienígenas – feitas pela mãe de Jackson – até o som, inteiramente dublado, pois a bendita câmera que Peter usou não tinha saída para microfone e, dentro das limitações do orçamento, não era possível contratar um técnico de captação de som direto. Um verdadeiro abecedário do bom filme ruim, conduzido com inegável talento e amor de quem dedicou quatro anos da própria vida em prol de um filme que, apenas décadas depois, finalmente obteria reconhecimento do público. Eis a profissão de fé do jovem cineasta que tem convicção sobre o próprio talento e garra para persistir, não obstante todos os percalços que se lhe apresentam. Só por isso já valeria a pena assistir à Náusea Total, mas o filme é bom/ruim demais para ser visto com complacência. Recomenda-se o uso de fraldas para quem for assistir ao longa nessa sexta-feira, na Vila das Artes.

Ficha técnica

Náusea total 
Bad taste
Nova Zelândia, 1983
Diretor: Peter Jackson
Elenco: Peter Jackson, Terry Potter e Mike Minett
Duração: 87 min

Onde assistir

Vila das Artes. Rua 24 de maio, 1221, Centro, sexta-feira, dia 26 de julho, a partir das 18h30min.

Veja um trailer de Náusea Total.

Clique aqui para assistir o vídeo inserido.

 

 

O post VILA DAS ARTES – NÁUSEA TOTAL encerra mostra dedicada ao trash na Vila das Artes apareceu primeiro em Blog de Cinema.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images